domingo, 13 de julho de 2008

Começou a invasão no RH


Segundo o consultor de carreiras César Souza, a entrada de profissionais de outras áreas no RH só tende a contribuir para o desenvolvimento da empresa
Por Raquel Kuhn
Uma nova (e desafiante) tendência vem despontando nas companhias brasileiras: a migração de profissionais de outras áreas para o RH. De uns tempos pra cá, administradores e psicólogos deixaram de ser os “comandantes”, possibilitando a ocupação do cargo por pessoas oriundas da área comercial, financeira e, principalmente, engenharias.
Na opinião do consultor de carreiras César Souza, o importante não é a formação acadêmica do responsável, mas sim as atitudes daquela pessoa frente ao desenvolvimento do departamento. “A meu ver, isso é totalmente irrelevante”, falou. “Acredito que a transformação no RH será justamente alavancada pela entrada de pessoas de outras áreas ocupando posições de chefia”.
Souza lembrou de João Dornellas, diretor de RH da Nestlé, em que, após exercer outras funções e coordenar pessoas no dia-a-dia do negócio, tornou-se bastante capaz para coordenar a empresa. “É extremamente sadio e grandioso esse job rotation. Qualquer organização precisa disso”.
E acrescentou, “se tivermos um movimento neste sentido, a função de recursos humanos vai atingir o tão sonhado nirvana: contribuir tanto para a estratégia quanto para o resultado do negócio”. O desafio, segundo ele, é que o RH continue falando sobre business, mas coloque as pessoas em constantes centros de aprimoramento estratégico nas empresas. E na sua empresa, esta invasão já começou?

Nenhum comentário: